Comunidade Imaginada

:: coisas da antropologia ::

WorldCat.org

O WorldCat é um catálogo online de (1 bilião) de livros pesquisáveis em (cerca de 10.000) bibliotecas (supostamente) em todo o planeta. O projecto é inútil para pesquisas em bibliotecas portuguesas. Mas vale a pena pesquisar o WorldCat se o objectivo não for encontrar um livro na biblioteca mais próxima (e, por falar em bibliotecas, ando com uma vontade danada de postar sobre as bibliotecas portuguesas e, entre elas – e sobretudo – as municipais lisboetas).

Se o objectivo for encontrar livros publicados por determinado autor, ou um título de que se conhece poucas referências, ou se pudermos ir a correr à biblioteca mais próxima em Inglaterra, em França, na Alemanha ou nos Estados-Unidos, ou se formos simplesmente curiosos e gostarmos de explorar a diversidade de recursos que a internet propõe, então o WorldCat é realmente fabuloso.

Exemplificando: uma pesquisa sobre um antropólogo português (o primeiro que me veio à ideia foi o Miguel Vale de Almeida) devolve três páginas de resultados. Seleccionando o segundo título, fico a saber que a obra de MVA, The hegemonic male: masculinity in a Portuguese town, editada pela Berghahn Books em 1996, se encontra em bibliotecas em França, no Reino Unido, na Holanda, na Alemanha, no Canada, no Maine, em Massachusetts, em New Hampshire, no Quebec e em Rhode Island. Acedo a uma recensão, por Charles R. Menzies, posso ainda comprar o livro na Amazon (por $55 USD!!), adicioná-lo aos favoritos e mais umas quantas possibilidades de interagir com o livro, no Google Books e no Google Scholar. E atenção à coluna da esquerda que nos leva a mais informação.

Por mera curiosidade: na lista de países onde me dizem que o livro existe, selecciono aleatoriamente a segunda opção e descubro que ele está disponível em cinco bibliotecas britânicas. Entre estas, opto pela Cambridge University que me dá todas as informações necessárias para encontrar a obra (incluindo uma planta do quinto andar do edifício da biblioteca!).

É também possível, desde que se faça um registo gratuito no site, exportar bibliografias a partir de pesquisas efectuadas.

[CM]

No comments yet»

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: