Comunidade Imaginada

:: coisas da antropologia ::

In-Extenso, motor de pesquisa especializado

Os motores de pesquisa generalistas, como o utilizadíssimo Google, devolvem milhares de resultados que misturam no mesmo saco sites de diferentes tipos, origens, níveis de qualidade e de fiabilidade, mesmo quando filtrados pelas opções de pesquisa avançada.

O In-Extenso restringe o universo de pesquisa à área das ciências humanas e sociais e, dentro desta, a um corpo reduzido de portais ou repositórios de artigos científicos, inseridos no movimento OAI (Open Archive Initiatives, movimento pelo acesso livre a artigos científicos, integrado pelos centros de investigação signatários da Declaração de Berlim), e a um conjunto de sites seleccionados por L’Album des Sciences Sociales (já referenciado em post anterior).

Vantagens e desvantagens? Claro. A desvantagem óbvia é a exclusão de todo um restante universo de publicações científicas ou de referências que, por vezes, constituem pistas preciosas para encontrar pérolas em palheiros. As vantagens são igualmente óbvias: por um lado, a garantia da qualidade do universo de pesquisa e a possibilidade de acesso a uma grande maioria de textos em versão integral; por outro, a eliminação de uma quantidade de lixo electrónico que torna as pesquisas na net um trabalho fastidioso de selecção entre centenas (de milhares) de sites.

[CM]

No comments yet»

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: