Comunidade Imaginada

:: coisas da antropologia ::

Turismo, Património e Usos da Cultura: convite para participação em painel temático

Recebi um pedido de divulgação do seguinte convite:

Gostávamos de vos convidar a participar, através do envio de propostas de comunicação, no painél temático que estamos a organizar no IV Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia, que decorrerá entre 9 e 11 de Setembro de 2009.

A motivação para a proposta deste painel surge em grande parte da necessidade de diálogo, de partilha de experiências e de enquadramento teórico da nossa própria investigação que é antes de mais um work in progress, encorajamos portanto a participação de estudantes e jovens investigadores tal como nós.

Turismo, Património e Usos da Cultura

COORDENAÇÃO
Joana Lucas (FCSH – UNL/CRIA) joana.i.lucas@gmail.com
Raquel Carvalheira (CRIA) raquelcarvalheira@hotmail.com

RESUMO
A proposta deste painel parte da premissa que património e cultura são constantemente alvo de reconfigurações e apropriações por parte de populações que os incorporam nas práticas e nos discursos do seu quotidiano, e que deles extraem novos e activos significados.
O objectivo será que através de estudos de caso, se possa mapear diferentes experiências em terrenos turistificados ou patrimonializados, onde a cultura seja apropriada como um recurso afirmativo ou reivindicativo. Tendo como pano de fundo que é uma apropriação da cultura que está na base destes processos, interessa compreender quais os recursos identitários que são postos em jogo e de que forma são enquadrados por linhas políticas e económicas mundiais, mobilizadas e operacionalizadas por instituições nacionais e internacionais.
Assim propomos discutir paralelamente as novas configurações políticas dos binómios tradição/modernidade e autenticidade/simulacro em terrenos turistificados e/ou patrimonializados, conjuntamente com outros igualmente políticos – local/global, dominação/ resistência, que emergem de arenas em que a cultura se tornou uma condição essencial para a defesa dos direitos humanos e uma bandeira para movimentos sociais e agentes de desenvolvimento que argumentam em prol da diversidade.

Joana Lucas e Raquel Carvalheira

Aqui fica o desafio.

No comments yet»

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: