Comunidade Imaginada

:: coisas da antropologia ::

Novos Mestrados em Antropologia na FCSH-UNL

No ano lectivo 2009/2010, a FCSH oferece dois novos mestrados em Antropologia, Culturas Visuais e Cultura Material e Consumos, e uma boa notícia: os estudantes licenciados por instituições do ensino superior público com média igual ou superior a 16 beneficiam de isenção das propinas do 1º e 2º semestre.

culturasvisuais
Pixel
“O mestrado em Culturas Visuais privilegia duas grandes áreas. A primeira tem a ver com uso de material visual na pesquisa, apresentação e  circulação do conhecimento social e cultural. Incide sobre o desenvolvimento e os aspectos práticos e metodológicos do filme etnográfico, do documentarismo – encarado como género cinematográfico – e sobre a fotografia e suas estratégias. A segunda relaciona-se com o estudo dos sistemas visuais e da cultura visível, ou seja, com a produção de conhecimento cultural e social a partir da análise de imagens produzidas por outros. Partindo da natureza construída das representações visuais, este mestrado faz uma actualização das relações da antropologia com a imagem, abrindo uma nova agenda de interesses, debates e pesquisas em torno das culturas visuais contemporâneas.” (mais informações)

Pixel

culturamaterial
Pixel
“O Mestrado em Cultura Material e Consumos pretende fazer uma actualização dos estudos de cultura material, inserindo-se numa linha de trabalho que, nos últimos anos, tem vindo a conceber o consumo como um acto culturalmente produtivo. As cisões clássicas entre os objectos de consumo e os outros objectos (etnográficos, museológicos, de arte…) foram assim postas em causa e, consequentemente, as relações que as pessoas estabelecem com os objectos de consumo passaram a ser vistas como fazendo também parte dos mecanismos de produção das identidades contemporâneas. Partindo desse ponto de vista conceptual, os diferentes seminários pretendem lançar um olhar crítico sobre uma grande diversidade de objectos e de contextos etnográficos.” (mais informações)

Ligações: Mestrados Antropologia FCSH-UNL e Departamento de Antropologia FCSH-UNL.

[CM]

3 comentários»

  Andreia wrote @

Olá,
Reparei que colocaram “uma boa notícia: os estudantes da FCSH com média igual ou superior a 16 beneficiam de isenção das propinas do 1º e 2º semestre” mas segundo grande parte das Faculdades os alunos com estas médias passam directamente para doutoramento, ou seja, onde é que está a ser uma vantagem?!
Já agora aproveito também para questionar se não se deveria reflectir mais sobre o factor empregabilidade…abrem-se vários cursos mas são raros os que apoiam os alunos na inserção do mercado. A quantidade de licenciados em “Antropologia e afins” que estão no desemprego é assustador.
Desculpem o “desabafo” mas preocupa-me que de facto as Faculdades (perdão, algumas) nada façam em relação ao apoio na inserção no mercado de trabalho…Preocupam-se apenas em abrir cursos e mais cursos e nada mais se debate.
Dou-vos os Parabéns pelo blogue e pelas actualizações constantes que fazem.

  CM wrote @

Olá Andreia.
A passagem directa para o doutoramento pela média de licenciatura, que se aplica em todas as faculdades, incluindo esta, não é automática, está sujeita a aprovação por uma “instância superior” (confesso que não sei qual, daí as aspas). Por outro lado, nem todos os estudantes pretendem fazer doutoramento. Daí que acho que é uma boa notícia a isenção das propinas para o 1º ano de mestrado. Medida à medida dos tempos de crise, suponho… crise económica e académica, porque os mestrados – pelo que vejo – também não são uma escolha generalizada. São caros e os recém-licenciados optam muitas vezes por procurar a tal inserção no mercado de trabalho.
Que, concordo totalmente contigo, é difícil. E ainda mais difícil na área das c. sociais e da Antropologia, em particular…
Obrigada pelo comentário!

  CM wrote @

Já agora, remeto-te para os comentários a este post, onde a questão da empregabilidade é abordada.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: