Comunidade Imaginada

:: coisas da antropologia ::

Notas de leitura e “notetaking software”

Uma forma de facilitar a organização da leitura das dezenas de textos que teimam em se acumular na mesa de trabalho é tentar anotar e organizar metodicamente os apontamentos e notas de leitura. Instrumentos como o Zotero e o Evernote, usados em conjunto, têm facilitado bastante a minha vida. Mas há mais, muitos mais e esta página da wikipédia faz uma listagem e comparação das características e funcionalidades de muitos dos que existem disponíveis, entre gratuitos, pagos e mais-ou-menos pagos ou nem-por-isso gratuitos.

Existem até abordagens científicas da questão crucial de “como tirar notas eficazes”, não só da leitura de textos, como em aulas, conferências, seminários e afins. Um(a) tal de Cornell já deu nome a um método – o Cornell Notetaking Method – adaptado depois por outros expertos a um pequeno software que gera blocos de apontamentos em pdf próprios para a função – o Cornell Method PDF Generator – ou em templates para Word.

Este post mostra o método em acção, com tutorial e exemplos. E este sugere outros métodos, incluindo o velho e clássico papel e caneta e o útil e libertador conselho de que, por vezes, é melhor esquecer notas e apontamentos e gozar descontraidamente o que se lê ou ouve.

[CM]

No comments yet»

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: