Comunidade Imaginada

:: coisas da antropologia ::

Ciclo de cinema sobre a emigração portuguesa

emigracaoEntre os dias 5 e 8 de Janeiro, entrada gratuita no Cinema São Jorge, em Lisboa, para o ciclo de cinema sobre a emigração portuguesa. Associado a uma exposição, “Traços da diáspora portuguesa“, promovida pelo Museu da Presidência da República e em exibição na Gare Marítima de Alcântara, um conjunto de filmes documentais e de ficção dá voz e imagem aos protagonistas principais da emigração portuguesa – os próprios emigrantes – que aqui representarão uma diáspora de cerca de 5 milhões de portugueses.

«A escolha dos filmes visou, antes de tudo, estabelecer uma ponte com os núcleos apresentados na exposição Traços da Diáspora Portuguesa, o que levou à definição de temas específicos relacionados com a partida, a permanência e a formação de comunidades nos países de acolhimento e os regressos.

O ciclo é essencialmente documental, embora em cada tema dominante se apresente um filme de ficção, permitindo uma visão complementar dos assuntos abordados. Para além deste critério procurou-se, na selecção, incluir filmes considerados de referência pelo seu valor histórico, sociológico e antropológico.

Alguns destes filmes são praticamente desconhecidos do público, tendo sido raras vezes exibidos nos circuitos nacionais, facto que por si justificaria a iniciativa. Realizados por artistas de diferentes gerações e formações, alguns dos quais conheceram na primeira pessoa a experiência da emigração, constituem um painel diversificado e abrangente de perspectivas sobre o tema.» [em Dossier de Imprensa, Museu da Presidência da República]

Ver Programa.

[CM]


3 comentários»

  bela lugosis wrote @

No que diz respeito à emigração portuguesa, torna-se agora interessante verificar a reacção ao fenómeno inverso, o da imigração, que agora se tornou uma realidade em Portugal. De país de emigração e fechado ao exterior, deparamo-nos agora com a multi-culturalidade, fruto de uma imigração com origem em inúmeros pontos do globo. interessante como as coisas mudam.

  CM wrote @

O filme “Os Lisboetas” do Sergio Trefaut é um óptimo documento sobre este relativamente novo fenómeno da imigração.

  bela lugosi`s dead wrote @

Já o vi, ainda que sem a atenção devida. Vou trabalhar de uma forma mais sistematizada sobre um segmento da imigração brasileira, no entanto, encontro-me ainda suspenso por burocracias e timings alheios. Mas obrigado pela dica:)


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: